Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A AMÉRICA SOMOS NÓS



Você sabe diferenciar um continente de um país?
Vivemos num continente onde existem mais de 20 países. Os habitantes do Brasil, por exemplo, são brasileiros e, obviamente, por viverem no continente americano, também são americanos. Uruguaios, paraguaios, bolivianos, chilenos e outros também são americanos, mas todos têm uma nacionalidade. Por exemplo: quem nasce na Argentina é argentino e americano.
Quem nasce em Angola é angolano e também africano.
Quem nasce na França é francês e europeu.
Quem nasce no Japão é japonês e asiático.
Quem nasce na Nicarágua é nicaraguense e americano.
Quem nasce nos Estados Unidos é.... americano? Sim, porque estão no continente americano, mas por quê se denominam apenas americanos? Seria a intenção de demonstrar a imagem de que são os donos do continente?
Algumas pessoas poderiam até dizer que, quem nasce nos Estados Unidos é norte americano. Tudo bem, também são norte-americanos, assim como os canadenses e os mexicanos, que também vivem na América do Norte.
Para que não ocorra mais esse equívoco, devemos sempre lembrar que quem nasce nos Estados Unidos é estadunidense, pois americanos não são somente os que nascem nos Estados Unidos, mas também todos nós que nascemos desde o extremo norte do Canadá até o extremo sul da Patagônia chilena.
Vejamos um exemplo desse equívoco:
Imagine-se ouvindo pelo rádio a uma prova de atletismo onde, cada um dos atletas representa um dos respectivos países: Canadá, México, Brasil, Estados Unidos e Cuba. Ao final da prova o narrador dá, equivocadamente, o seguinte resultado: “O atleta americano é o vencedor”... Quem você presume ter vencido a prova? Ou, o narrador diz que: “o vencedor foi o atleta norte-americano”... Quem você presume que tenha sido o vencedor?
Um continente é formado por vários países e várias culturas e não por um único país ou povo, ou seja, a América somos todos nós.
Se deixarmos as novas gerações pensarem que a “América” é dos Estados Unidos por causa da sua influência econômica, política e “cultural”, em breve, ( do jeito que as coisas andam ) os jovens dirão que, quem nasce nos Estados Unidos é terráqueo.


 


Gisele Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário